Construção civil investe em imóveis com soluções para idosos

Portal Fator

Uso de barras de apoio e rampas são algumas das medidas adotadas.

A população idosa no Brasil está em crescimento. Já são 14 milhões de pessoas com 65 anos ou mais no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a tendência é que esse número aumente nos próximos anos devido à expansão da expectativa de vida. Atento a esse público, o mercado da construção civil investe cada vez mais em imóveis com soluções para a terceira idade.

A construtora e incorporadora Cosil, por exemplo, oferece o programa Planta Acessível, idealizado especialmente para quem necessita de medidas especiais no imóvel. “É uma estrutura pensada em facilidades para as pessoas. Criamos soluções que conseguem atender ao público da terceira idade, por exemplo”, afirma Jéssica Silva, diretora comercial da Cosil.

O projeto oferece a personalização da planta do imóvel para atender às especificações do público diferenciado e não gera nenhum custo adicional às unidades. Segundo Jéssica, as medidas adotadas devem ser práticas e eficientes.

“Detalhes simples fazem a diferença para esse público, crescente no país. Barras de apoio nos banheiros, altura ideal das pias, alguns ambientes mais largos e até o posicionamento confortável das maçanetas são exemplos de características essenciais nas plantas desses clientes”, pontua.

Além de estrutura adequada, o interior do imóvel também merece atenção especial com adoção de medidas específicas como uso de iluminação natural para banhos de sol, que fortalecem as articulações. “É importante deixar o imóvel com espaços transitáveis bem livres, usando pouca mobília, posicionando os móveis em locais que não causem acidentes domésticos, muito comuns nesta idade. Evitamos o uso de tapetes, desníveis e móveis com quinas pontiagudas”, finaliza a arquiteta Roberta Pessoa de Melo, da Amplus Projetos de Espaços.

Tags: , ,

Leave a Reply